quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Bispo Dom Gentil fala sobre quaresma e Campanha da Fraternidade



                                              O Bispo da Diocese de Sinop, Dom Gentil de Lazári, falou nesta terça-feira de carnaval, sobre o período da quaresma que se inicia nesta quarta-feira de cinzas e vai até a sexta-feira Santa.                   
Para os católicos é um período de preparação para a Páscoa e momento de reflexão e conversão espiritual.  A Igreja convida as pessoas neste período da quaresma a voltar-se para si mesmo. “Nós sabemos que a vida de cada pessoa, seguidamente deve parar, olhar para si e ouvir o convite de Deus que nos chama ‘convertei-vos e credes no Evangelho’. Quero lembrar a cada fiel, irmão, Irmã, lembra-te que tu és pó e ao pó retornará, prepara-te e fica vigilante na tua vida, pois sabemos que as tentações são múltiplas, especialmente no mundo de hoje onde há indiferença, onde há falta de coerência com a verdade, onde há escamoteação daquilo que é sagrado se faz com todo desrespeito. Precisamos voltar nossos olhos para o Senhor que nos convida à conversão.  E toda conversão significa uma retomada da caminhada de cada um de nós ,deixando de lado a avareza, a prepotência, a ganância, que muitas vezes cega os olhos das pessoas. Tempo de quaresma é tempo de penitencia, tempo que a igreja nos convida a nos interiorizarmos, de pensar no nosso destino, no nosso futuro.A campanha da Fraternidade de 2012 traz o tema: “Fraternidade e Saúde Pública”    O Bispo Dom Gentil chama a atenção para a atual situação da saúde pública no município de Sorriso “A campanha da fraternidade deste ano bate de frente a toda situação caótica do povo brasileiro. Em Sorriso nossos amigos médicos, que lutam, que trabalham incansavelmente, estão tendo que fazer greve por não ser atendidos em suas necessidades básicas e também precisam sobreviver. Sabemos que para eles não tem dia, não tem noite, estão sempre à cabeceira do enfermo, do doente.”  A campanha traz o lema “Que a Saúde se difunda sobre a Terra”. “A campanha nos lembra que a saúde se difunda sobre a Terra, esta é a proposta, como está no livro Eclesiástico, capítulo 38:8. Esse deve ser o nosso grande combate. Esta campanha deverá ser um acordar a todos nós e conscientizar os irmãos sobre a vida, a saúde, a vida mental, afetiva, emocional, sexual, o carinho que os pais devem ter para os filhos, tudo isso é fonte de saúde”. E deixou uma mensagem religiosa para Sorriso neste período da quaresma “A mensagem que gostaria de lembrar neste tempo da quaresma é que a Igreja católica tem três palavras bases “A oração deve fazer parte da sua família, da sua igreja, da sua comunidade e quanto mais perto de Deus, mais feliz você será. 
Segundo: nós temos o jejum, que implica não só deixar de comer pão um dia, ou deixar de comer por questões estéticas, mas o jejum de deixar certas comidas, bebidas, suavizar a língua, o domínio sobre nós mesmos, este é o jejum que a grada a Deus, e repartir um pouquinho, cuidar dos pobres, das viúvas, dos órfãos e dos necessitados. A igreja também convida a cada um de nós a praticar a caridade para o bem das necessidades de tantas e tantas pessoas. Que seja um grande retiro a cada um de nós para retomarmos com vigor a nossa caminhada de fiéis a Deus e o cumprimento da palavra de Jesus Cristo”.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012.





Um comentário:

  1. Jovens Vamos Por FOGO neste Ministério que é o JUCAR...
    Participe Todos os Sábados as 20h na Capela Anexo a Matriz!!!
    Venha vivenciar o que Deus prepara para Você.

    ResponderExcluir